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Entenda porque ficar muito tempo sentado faz mal à sua saúde

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Entenda porque ficar muito tempo sentado faz mal à sua saúde

Quantas horas do dia você acredita que passa sentado? Talvez de 6 a 8 horas durante o seu trabalho. Pare e lembre-se do tempo que você permanece sentado para dirigir, ou em outro meio de transporte, para o descanso, em um sofá em frente à TV ou usando o computador, o tempo gasto sentado para a alimentação. Todo o tempo gasto é bem mais do que especialistas acreditam que deveríamos fazer. De acordo com estudo realizado em mais de 794 mil pessoas, em 2012, na Universidade de Leicester, na Inglaterra, gastamos entre 50% e 70% do tempo sentadas. Os pesquisadores ainda concluíram que essa pessoas têm mais de 112%  chances de ter diabetes, 147% mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares e a probabilidade de 49% de morrer prematuramente, sem contar as chances de desenvolver problemas de coluna. E ainda demonstra que a cada hora de televisão no sofá reduz a expectativa de vida do telespectador com mais de 25 anos em 21.8 minutos.

Temos dois corações

Assim a conhecida panturrilha, ou “batata da perna”, é considerada como o segundo coração do corpo humano, pois seus músculos, gastrocnêmio e sóleo, também desempenham a função de bomba muscular do retorno venoso, fazendo com que o sangue retorne contra a gravidade em direção ao coração.

E permanecer muito tempo sentado, pode prejudicar esse sistema, pois os músculos estão inativos e têm sua função de contração afetada. O retorno venoso torna-se mais lento, e sobrecarrega o bombeamento do coração, que precisa de mais força para compensar. Além de períodos longos ocasionarem a produção de toxinas no organismo, dificuldade nas trocas gasosas, compensação de corpo com posturas erradas, dores no corpo.

Minimizando os efeitos

Os efeitos negativos gerados pelo excesso de tempo sentado podem ter danos reduzidos se praticados alguns ajustes na rotina da pessoa, como praticar atividade física regular, ajustar de maneira ergonômica o local de trabalho e também de lazer, e adotar hábitos mais saudáveis na alimentação.

A rotina de exercícios precisa de pelo menos 66 dias de prática para se tornar um hábito na vida de qualquer pessoa.  Deve ser uma prática agradável, com exercícios que se adequem a rotina de vida, que muitas vezes é bem comprometida . Procure uma atividade que possa praticar ao longo da vida, pelo menos 2 vezes na semana. Lembre-se de que precisa ser orientado, para que os exercícios sejam direcionados ao objetivo. Há muitas atividades que não tem como foco o fortalecimento do músculos envolvidos no controle de retorno venoso bem como para a sustentação de uma postura ideal.

Procure um profissional de fisioterapia para orientar quanto às posturas do dia a dia, ambiente de trabalho, para dirigir, dormir, sentar no sofá e auxiliar a ter um corpo sem dores, minimizando ao máximo os efeitos de uma má postura.

O corpo nutrido de forma orientada, evita a produção de toxinas, além da digestão tornar-se mais leve, e o corpo mais sadio, com menos cansaço, maior disposição, melhorando até mesmo a qualidade do sono.

Tire suas dúvidas, mande um email contando sua história e ajude as pessoas levando essa informação até eles.

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