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Faça Esses 7 Exercícios Pela Manhã E Transforme O Seu Dia

Faça Esses 7 Exercícios Pela Manhã E Transforme O Seu Dia

Você é aquela que pessoa que se identifica com três ou mais dessas frases: “De pé sim, acordado nunca”,  “Meta da vida: dormir com o mesmo sono que acordo”,  “Hoje eu acordei, com vontade de dormir” “Não acordo de mau humor, acordo com preguiça de ser legal”, “Hoje acordei de mau humor, sair da cama é o meu melhor incentivo”, “De manhã você prefere leite ou café? De manhã prefiro que não me faça perguntas”,  “Acordar, só se for depois de 3 xícaras de café”,  “Primeiro café, depois o bom dia”.

Amanda Santana, neuropsicóloga, explica que as pessoas demoram para acordar, pois estão em estado de inércia do sono, momento em que regiões do cérebro antes adormecidas estão retomando suas atividades. Mas ela alerta que isso não pode ser uma rotina, pois caracteriza algum tipo de distúrbio do sono, em que o cérebro se estressa, pois quer descansar mais, o que gera o mau humor.

Estudos também demonstram que essas mesmas pessoas precisam de 1 a 2 horas para se sentirem acordadas, e durante esse período, além do mau humor, podem ocorrer maior número de acidentes, demora para dar início ao trabalho, perda de concentração, crianças não aprendem o conteúdo nas escolas, má alimentação, ambientes de trabalho e familiar estressantes.

Enquanto isso na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, outro estudo publicado no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise, revela que esse período de inércia do sono pode reduzido com uma pequena rotina de exercícios logo pela manhã.  Acordar o cérebro mais rapidamente, além da melhora do mau humor, as pessoas aproveitam melhor o seu dia, se relacionam melhor, têm maior concentração em suas atividades, aprendem mais, além de obter resultados mais positivos ao longo do dia no trabalho, e ter aquela sensação de dever cumprido.

Trouxemos 7 Exercícios Simples para serem realizados assim que acordar.

  1. Postura da criança

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Comece com um exercício leve, e simples de ser executado, para mostrar a ao corpo e cérebro que você está despertando. Sente-se sobre os calcanhares, e leve o corpo e braços à frente, descansando a testa no chão. Perceba se há algum tipo de tensão no organismo.

2. O Gato

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Assim como um gato que se espreguiça, a coluna precisa se despertar de forma suave, enquanto você prolonga sua inspiração, empurre a barriga para baixo, abrindo o peito, e levantando a cabeça. Ao soltar o ar, faça uma curva com a coluna, empurrando o umbigo ao teto. Faça 10x cada movimento.

3. Acorde seu centro de Força.

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Ative seu centro de força, e traga força aos seus braços, pernas e coluna, aumentando seu fluxo sanguíneo, mostrando ao seu cérebro e corpo que você já está pronto para um dia cheio de atividades.

Ainda com os Joelhos e Mãos no chão, levante o braço direito, sempre mantendo o centro de força ativado, através da contração do abdômen como se estivesse o empurrando o umbigo em direção ao teto. Assim previne-se sobrecarga sobre a lombar. Segure o braço por 10 segundos, permaneça inspirando e expirando. Troque e faça com o braço esquerdo.

Faça o mesmo movimento com a perna direita, permanecendo por 10 segundos. E troque, fazendo com a perna esquerda.

Suba o braço direito e perna esquerda, e não deixe em nenhum momento a barriga ir em direção ao chão, mantenha o centro ativado. Sustente por 10 segundos, e troque subindo o braço esquerdo e perna direita.

Tire os joelhos do chão, e mantenha-se em posição de prancha por 10 segundos. Desça os joelhos, e se conseguir faça mais 2 séries de 10 segundos. Mais uma vez importante lembrar de manter a respiração contínua, e umbigo em direção ao teto.

4. Espreguiçe e alongue

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Sente-se sobre “os dois ossinhos embaixo do bumbum”, com as pernas esticadas, coluna ereta, abdômen contraído, eleve seus braços, e mantenha por 10 segundos. Lembre-se de afastar os ombros das orelhas. E respire…

Abaixe os braços, e puxe os pés na sua direção, e tenha a intenção de encostar o umbigo nas pernas. Mantenha a respiração, e a coluna ereta.

5. Acorde seus ombros e escápulas

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Sente-se com as pernas dobradas na frente do corpo, de forma confortável, e coloque os dedos nos ombros, e faça movimentos circulares com os cotovelos, aproximando-os e afastando-os, 5x de dentro para fora, e 5x de fora para dentro.

Lembre-se de manter a respiração profunda e contínua, coluna ereta e umbigo em direção às costas.

Comece com movimentos pequenos se você tiver tensões nos ombros. Faça sempre movimentos respeitando seus limites e dores.

6. Rodando a coluna

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Permaneça na mesma posição, e coloque a mão direita no joelho esquerdo e a mão esquerda no chão. Rode o tronco, olhando por cima do ombro esquerdo. Respire e mantenha por 30 segundos. Esse movimento é muito importante quando você faz alguma manobra com o carro, ou  pega algum objeto no banco de trás ou ainda na mesa de trabalho.

Repita para o outro lado por mais 30 segundos.

7. Prepare-se para o dia com uma inclinação

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Nosso último exercício vem com uma inclinação da coluna, com o cotovelo direito no chão, abra o peito, enchendo-se de boas expectativas para o dia, pronto para suas atividades, e eleve o braço esquerdo, alongando toda lateral do corpo. Mantenha-se sentado, sem deixar o quadril levantar.

Segure o movimento por 30 segundos, e troque o lado por mais 30 segundos.

Agora podemos dizer que seu organismo já passou pela fase da inércia do sono, e está totalmente apto para um dia cheio de atividades, e que você vai conseguir aproveitá-los 100%.

Nos envie por email, ou nos comentários a sua percepção sobre os exercícios, sobre dúvidas, e quais dicas de exercícios gostaria de ver.

Tenha um ótimo dia.

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