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O Maior Motivo da Depressão Nos Idosos

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O Maior Motivo da Depressão Nos Idosos

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Como num piscar de olhos, chegam os 60 anos, seu, da sua mãe, do seu pai, seus avós, tios.

Existem diferentes formas de se chegar aos 60 anos. 60 anos felizes, 60 anos de saúde, 60 anos de constante visita médica, 60 anos com a aposentadoria em medicamentos, 60 anos bem vividos, 60 anos de grande legado.

Em qual delas você, seus pais, seus avós mais se enquadrariam?

Com o avanço da idade, chegam as limitações físicas e um sentimento de incapacidade de que não pode mais dirigir, se vestir sozinho nem mesmo tomar as próprias decisões.

Esse sentimento acompanha uma redução da força, a chegada da osteoporose, diabetes, hipertensão e outras patologias, como a depressão.

Olhe para o espelho ou para aquela pessoa ao seu lado: Quem você vê? Uma pessoa feliz, e realizada? Bem disposta? Ainda realiza seus desejos? Ou está sentada em frente a TV? Vivendo somente as memórias que se confrontam com a realidade?

Essa falta de motivação, com limitações físicas geram a depressão. E existem dois hormônios, endorfina e dopamina que são liberadas pelo organismo para combater esse estado mental. Eles são liberados pelo organismo através da atividade física.

Qualquer tipo de atividade física? Sim, desde que tenha uma intensidade suficiente para o organismo liberá-lo. Mas cuidado, porque a terceira idade precisa de cuidado redobrado na hora de executar os exercícios, para respeitar o limite de cada um, o estado físico e mental de forma individual.

Pela idade e cuidado com quedas, a melhor atividade física é de baixo impacto, evitando quedas. A osteoporose, pode ser evitada e mesmo ter regresso através do fortalecimento dos ossos. Como corrida deve ser evitado, o mais recomendado é o fortalecimento terapêutico, uma espécie de musculação direcionada para necessidade de cada um, e sempre acompanhada por um fisioterapeuta. Importante associar uma alimentação equilibrada e exposição solar em horários adequados.

E a natação, ou hidroginástica? Sempre muito indicadas ao grupo da terceira idade.

Em um estudo realizado pela Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, a conclusão é de que …”a musculação aumenta a força de idosos, facilitando o desempenho em atividades simples como caminhar, subir escadas ou levantar de uma cadeira de forma rápida9 e demonstrando que o músculo continua a se adaptar às demandas impostas mesmo com o avanço da idade, pouco se conhece acerca dos possíveis efeitos da hidroginástica nas capacidades mencionadas acima em idosos.”

Concluindo que a melhor atividade para melhorar a capacidade de ser o máximo que se conseguir com segurança é o Fortalecimento Terapêutico. Acima de 2x/semana de atividade, o organismo mantém as taxas de endorfina e dopamina no organismo, eliminando de forma pontual a depressão na vida de quem deveria estar na melhor fase da vida. Pode-se mencionar também, a atenção que os pacientes recebem do profissional e dos amigos que fazem durante a prática dos exercícios.

Conversando com um paciente do Instituto Rodrigo Ribeiro, que tem mais de 80 anos e pratica 2x/semana o Fortalecimento Terapêutico, ele nos contou como esse trabalho mudou a sua vida. Chegou de andador e menos de 3 meses estava dirigindo. Retomou atividades que antes pareciam distantes na sua rotina. E a tristeza? Ficou no passado.

Agora você já sabe como ajudar a eliminar a depressão, ver aquele sorriso verdadeiro que vem dos olhos, e reviver a sensação de liberdade. Ajude quem você ama, e se preocupa.

 

 

 

 

 

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