Top

Porque Seu Filho Não Deve Sentar Em W?

Rustic Mornings

Porque Seu Filho Não Deve Sentar Em W?

Um assunto muito falado ainda, sobre essa posição de sentar em W.

Mas ela realmente gera algum problema físico ao meu filho? Sim.

Permanecer nessa postura por períodos prolongados pode causar danos musculares musculares até chegar em lesões articulares, com deformidades ósseas dos membros inferiores e da coluna, muitas vezes resultando em alterações posturais importantes. As regiões afetadas são: quadris, joelhos, pernas e pés.

Quando a criança senta em “W”, os quadris encontram-se no limite a rotação interna,  podendo também gerar o risco de uma luxação do quadril.

Portanto o ideal é sentar de “Índio” com as pernas cruzadas para frente, fazendo com que a rotação de quadril esteja de forma correta.

Essa é uma postura que deve ser desencorajada.
.
.
Nesta posição a criança não exercita a transferência de peso para pegar um objeto, não desenvolve reações posturais para manter o equilíbrio e tende a usar a mão direita somente do lado direito do corpo e a esquerda somente do lado esquerdo (não faz movimento cruzado, que é fundamental no desenvolvimento da marcha).
.
Portanto, não é apenas estético, mas muito mais estrutural e de funcionalidade, que vocês como responsáveis pela criança, precisarão procurar por tratamento em um futuro próximo.

E como evitar a criança a não sentar em W. Primeiramente orientar, sempre que a criança se sentar assim, solicitar gentilmente que ela mude de posição. Seja sempre positivo e atencioso ao corrigir a criança.
Seguem algumas dicas:
.

1⃣ Estimular a sentar de pernas cruzadas, com as pernas esticadas, ficar de joelho sobre as pernas.
.
2⃣ colocar uma almofada ou um banquinho para que ela possa se sentar de forma correta.
.
Caso perceba a constante permanência nessa postura, converse com o seu pediatra e procure orientação e correção através da fisioterapia.

 

 

No Comments

Post a Comment