Top

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Patologia Ortopédica Mais Limitante

Dores nas articulações

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Patologia Ortopédica Mais Limitante

Dores nas articulações

Dores nas articulações

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido.

A artrose, muito conhecida, como osteoartrose, ou doença articular degenerativa.

A cartilagem é responsável pelo deslizamento e amortecimento das articulações sem atrito ósseo enquanto o corpo se movimenta. Em desgaste geram a diminuição dos espaços ósseos. Em casos mais avançados, a cartilagem se perde completamente. E a articulação passa a trabalhar osso-osso. Dessa maneira a pessoa ganha limitações que antes eram simples de se realizarem, como dirigir, permanecer muito tempo sentado, pentear os próprios cabelos, abaixar na pia para escovar os dentes.

Na tentativo do organismo em reestabelecer essa  lesão, ele produz calcificações, conhecidos como osteófitos (na coluna bico-de-papagaio). São aquelas pontas vistas no RX. Que ao se movimentar, geram dores insuportáveis, pontadas que mais se parecem com facadas perfurando a pele.

Essas calcificações, como o nome já diz, são rígidas e não conseguem manter a mesma função da cartilagem. Ao se movimentar, essas calcificações tocam o osso de forma inadequada gerando uma nova lesão, e o organismo tenta novamente se reorganizar, formando novas calcificações, com mais dor, maiores osteófitos, gerando um ciclo.

Há dor, inchaço e limitação funcional durante as movimentações do corpo.

Principais Causas

Ela pode acometer todas as articulações. Entre homens e mulheres.

Há muito tempo falava-se que a artrose era exclusivamente genética, e que todos os idosos a teriam. Mas Porque alguns idosos não se queixam de dor, não possuem artrose nas articulações, e outros desde a idade adulta já possuem graves acometimentos?

Isso ocorre porque ela é causada pela falta de cuidado que se tem com o corpo.

Pare nesse instante. E observe como você está lendo este artigo? Preste atenção ao seu corpo.

Usamos de forma errada nosso organismo, sentamos, deitamos, nos levantamos de forma errada, carregamos excessivos pesos (reais e emocionais), não damos atenção que nosso organismo merece. O sobrepeso, o sedentarismo, maus hábitos que começam no período escolar, uso excessivo de saltos, pisadas erradas que não foram corrigidas na adolescência, cirurgias que não realinharam a articulação. Esses são os verdadeiros motivos para a existência da artrose e outras doenças. Somente o caso de má formação genética é que se desvia dessa explicação.

Está desconfiado que você tem artrose? Responda as seguintes perguntas?

  • Quando foi que sua dor nas articulações começou?
  • A dor é contínua, ou vai e vem?
  • Quais atividades em particular podem fazer a dor melhor ou pior?
  • Alguma vez você lesionou essa articulação?

Diagnóstico de Artrose

Procure um médico ou fisioterapeuta de confiança e durante o exame físico, será examinado de perto a sua articulação afetada, verificando sensibilidade, inchaço ou vermelhidão. Será avaliado a amplitude de movimento da articulação. Também podem ser recomendados exames de imagem e de laboratório. (RX – só podemos ver a qualidade do posicionamento ósseo, RNM – pode ser avaliado a qualidade e quantidade da cartilagem e outros tecidos moles)

Pode ser feito exame de sangue para verificar se não há uma artrite ao invés de artrose e o limite no sangue de componentes que revelam o grau de inflamação

Tratamento e PREVENÇÃO

Muito importante após o diagnóstico realizar o tratamento, mas o mais importante que você tenha em mente, é a PREVENÇÃO.

  • Fisioterapia Manual.                                                                                                            A fisioterapia manual é responsável pelo tratamento EFICAZ da artrose e osteófitos.
  • Realinhamento articular pode ser feito através da fisioterapia manual ou a RPG (Reeducação Postural Global)

A articulação alinhada evita o contato de osso-osteófito e osso-osso, evitando a progressão da patologia e mesmo eliminando as dores.

  • Plano de atividade física ACOMPANHADA: a prática de atividade física regular, previne e elimina as dores nas articulações. Um músculo bem alongado e forte (também afastam as articulações lesionadas). Além de tratar a obesidade em alguns casos relacionados a artrose.

Qual atividade física procurar?

Existem várias, desde que não haja impacto (pois com o impacto pode haver mais contato entre as articulações)

  • Pilates
  • Academia SUPERVISIONADA sem exercícios de impacto.
  • Yoga
  • Alongamentos
  • Natação
  • Microfisioterapia

 

Ajude a pessoa que se queixa todos os dias de dores no corpo e possui limitações ao se movimentar e compartilhe esse texto.

No Comments

Post a Comment