Top

Você Sabe A Diferença Entre Artrite E Artrose?

ARTRITE

Você Sabe A Diferença Entre Artrite E Artrose?

ARTRITE

Em 90% das pessoas que procuram por tratamento para dores, o relato principal é de dor nas articulações.

Em algum esforço maior, mudança de temperatura,

Será que tenho artrite reumatóide ou artrose?

Temos um caso de artrose, quando há desgaste das articulações, com dores, dificuldade de movimentar, normalmente acomete uma articulação por vez, região edemaciada com crepitações (“barulhos”) ao se moviemntar.

O desgaste é um processo natural do organismo, porém ela só ocorre se houver desalinhamento das articulações entre si. Isso seria a causa de muitas pessoas com a mesma idade, terem graus diferentes de artrose, ou em alguns casos não possuir essa patologia. As articulações precisam sempre ter um “deslizamento” natural, e ele pode ocorrer corretamente ou não, em todas as idades. Com o passar dos anos, para aquelas pessoas que não praticam nenhuma atividade, ou não fazem nenhuma manutenção para realinhamento das articulações, e mesmo não mantém uma alimentação saudável, as articulações começam a deslizar entre si de forma desalinhada, e esse contato constante não natural, irá gerar o desgaste das articulações.

As articulações mais acometidas são, quadril, joelho e coluna. Se observarem são aquelas que mais utilizamos de forma errada. Como sentar errado, usar tipos de sapatos errados, abaixar errado, ficar muito tempo parado ou em pé em posições erradas. Isso ao longo de toda vida.

Já a artrite consiste em uma inflamação nas articulações, sendo mais comum acometer joelhos, cotovelo, punhos, tornozelo, ombros. Com dor, vermelhidão, inchaço e rigidez nas articulações (uma ou mais articulações – uma das diferenças da artrose), perda de flexibilidade, dificuldade de movimentar principalmente pela manhã, aumento da temperatura local.

Ela pode ocorrer por traumas, desgaste geral de articulações, depósito de cristais, doenças autoimunes, ou por uma infecção, que pode ser adquirida por bactérias ou vírus.

Em ambas patologias, a prática de exercícios regularmente e a fisioterapia são ótimos tanto na prevenção quanto no tratamento. Uma alimentação ideal para combater inflamação e ajudar na reconstrução de músculos e cartilagens, além de boas horas de sono também são ótima maneira de prevenção e tratamento e não afetar o sistema imunológico.

Ainda tem dúvidas sobre as principais diferenças?

Mande um email para contato@institutorodrigoribeiro que iremos orientá-lo.

 

No Comments

Post a Comment